O que é Marketing? (continuação)

Um dos primeiros posts deste espaço foi a respeito de uma reflexão sobre "o que é Marketing".
No blog da AdAge, Al Ries trata desta definição de forma bastante assertiva.
No título, ele diz "não é Marketing o que fazemos hoje, é branding". Ao longo do texto, Marketing é definido como a essência de tudo que diz respeito às empresas, tudo que pretendem entregar. Como exemplo do tamanho do território ocupado por Marketing, o relatório do ano de 1952 da GE: estabelecimento para o engenheiro, para o designer e para a fábrica daquilo que o consumidor espera de determinado produto, qual seu preço, onde e quando é desejado. Marketing teria a autoridade em planejamento do produto, de produção e do controle de estoque, assim como, vendas, distribuição e serviços agregados.
Como consequência, as preocupações atribuídas a esta disciplina ao longo das décadas foram absorvidas pelas esferas da alta administração dos negócios.
Podemos dizer, portanto, que esta é uma época de ouro para a disciplina de Marketing, mas não para os seus profissionais.
Focando nos consultores de Marketing: se você contrata uma empresa para cuidar de seu Marketing, o que seria feito internamente? Marketing tornou-se um conceito abrangente demais para denominar um serviço a ser prestado por uma empresa de consultoria.
Segundo Ries, é chegada a hora da comunidade focar na essência de sua função e deixar de ser um nome abstrato, com abrangência de todas as atividades relacionadas ao consumidor. Em outras palavras, um conceito simples e direto para que a alta gerência consiga entender instantaneamente o objetivo de seu investimento: Branding!
Mas, e o que é Branding? 
Este será assunto para o próximo post!


Obs: a dica desta leitura veio do Eduardo Rodrigues, da agência de marketing de relacionamento mais premiada no Brasil: http://www.eou.com.br/