Apurando o olhar com Rubens Beghini: Cisne Negro

O novo filme de Darren Aronofsky é o sucesso da temporada. O filme, que já é sucesso de público, recebeu grandes prêmios no Globo de Ouro e Bafta e tem grandes chances de vencer na categoria melhor filme, melhor atriz e direção no Oscar 2011.
Agora por que o filme é tão atrativo e está fazendo tanto sucesso? Talvez isso possa ser respondido através do enredo que retrata um lado bastante comum do ser humano: a insegurança. A personagem Nina vivida por Natalie Portman passa por situações e pressões que todo ser humano em algum momento da vida atravessa. Em qualquer trabalho ou profissão esbarramos com a insegurança e a disputa no meio profissional. Há momentos em que sentimos ameaçados em relação a novos funcionários, a mudanças do mercado e direção da empresa.
Em “Cisne Negro” a dançarina enfrenta uma nova concorrente que possui além de habilidades técnicas, naturalidade e espontaneidade. E por ser extremamente técnica em sua dança a personagem se sente extremamente ameaçada por não alcançar as qualidades que sua adversária possui. O resultado é que ele passa a criar uma disputa consigo mesma e só consegue quebrá-la quando destrói seu alter ego. O filme chama atenção por isso, trata-se de algo comum em todos os meios profissionais, claro que não na mesma proporção obsessiva da personagem de Natalie Portman, mas digamos que existe algo em sua essência que condiz de forma real com disputas em ambientes profissionais mais “comportados”.
O filme está em cartaz em cinemas de todo Brasil