QUE HISTÓRIA É ESSA? Breves considerações sobre Transmedia Storytelling por Thais Duque Estrada

Já comentamos aqui anteriormente, no post  "Diálogos de tirar o chapéu", que ferramentas poderosas podem ser banalizadas, quando mal utilizadas; falamos naquele momento, sobre Dinâmicas de Grupo.

Hoje retomamos essa discussão, mas com outro tema:  Transmedia Storytelling; conceito que vem sendo muito badalado e quem tem sido destaque em timelines, blogs, palestras.  Vários estudiosos apontam esse conceito como sendo uma caminho absolutamente inovador, já outros argumentam que isso é apenas mais um “rebatizado” de velhos conceitos, que em breve sairá de moda, dando lugar a uma próxima febre.

O fato é que, para nós, se não existe história, não existe identidade. E tão importante quanto inovar, é mergulhar a fundo nas novas descobertas; é amadurecer “antigos” conceitos.  Copiar produtos e serviços é conduta corriqueira no mercado, mas sua história, ninguém pode copiar; ela é única, singular, só sua. E com uma boa história em mãos, é possível inovar na maneira de contá-la. Contadores de história podem explorar as mesmas narrativas, mas nunca o farão de forma idêntica.

Nesse sentido, se pensarmos no cenário atual, concluiremos que essas possibilidades se amplificam, na medida em que aumentam, a cada dia, a variedade de “modalidades  de consumo” dessas histórias; as pessoas vêm criando contornos cada vez mais únicos para suas experiências, ao consumirem determinada história.

Essa gama de formatos disponíveis, faz do consumidor, muitas vezes, o colaborador de determinada marca, uma vez que através das redes, ele indica, critica, compartilha suas experiências, da mesma forma que se faz protagonista da história que quiser. E isso acaba por determinar, com freqüência, o rumo da história da marca. Sendo assim, independente do grau de originalidade que o conceito possa ter e, sabendo do impacto que essas experiências têm nas decisões e nos vínculos dos usuários com relação às marcas, é inegável o grande potencial engajador dessa ferramenta, que faz da história da marca, a história do cliente.