Consumo, cultura e marcas: qual a relação entre tudo isso?

Desde que entrei em sala de aula pela primeira vez, meu propósito era iniciar uma transformação no olhar de cada um dos futuros gestores de marcas e negócios, que estavam ali a prestar atenção aos meus pensamentos e aos dos autores que me influenciavam - e ainda o fazem.
Alguns anos se passaram e hoje, como consultora, a proposta do Studio Ana Puglia é estimular a transformação do olhar dos executivos ao observarem o mundo a sua volta, seja através de projetos de consultoria ou das "pílulas de conhecimento". Para alcançarmos este resultado, eu e minha rede de parceiros utilizamos de metodologias vindas da Comunicação e do Design: Análise de Discurso, Design Thinking e Business Model Generation.
Neste post quero responder a: "Por que Análise de Discurso?"
Porque esta disciplina ajuda na busca profunda dos sentidos produzidos:
.no que é dito, não-dito, escrito, desenhado, gesticulado;
.de como tudo isso é organizado (começo, meio e fim);
.dentro de qual contexto cultural, sob quais influências passadas e presentes.
Ao ler o artigo do Ricardo Guimarães no Meio & Mensagem, senti uma sensação de satisfação, vinda da validação do caminho escolhido por alguém que me inspira:
"...O branding, que é a disciplina do “e”, propõe uma terceira perspectiva. Nem de dentro para fora nem de fora para dentro, mas de cima para baixo olhando para a interação da ideia — seja um produto, um serviço ou uma empresa — e seu contexto, que vai resultar na marca. Porque marca é um nome ao qual as pessoas relacionam atributos – competências, valores e atitudes. Esses atributos são concluídos a partir de experiên­cias proporcionadas por uma cultura. Essa cultura é composta de processos, procedimentos, produtos, serviços, hábitos e costumes que vivem dentro e fora da organização. O bom gestor/empreendedor (repare que o olhar do gestor ganha mais importância) observa essa dinâmica que sustenta a marca e tira daí a oportunidade de resolver um problema que, às vezes, o mercado nem sabe que existe."
Para quem tiver curiosidade e pouco tempo para um primeiro contato com a relação entre cultura, consumo e marcas, nosso Studio oferece a pílula de conhecimento "Consumo e Cultura", com duração de 8 horas.
1.Todas as imagens estão no pinterest: http://pinterest.com/anapuglia/
2.O termo "mixologia" foi emprestado do título do livro de Nízia Villaça: MIXOLOGIA: COMUNICACAO E CONSUMO DA CULTURA