"Os insights são fundamentais: são fagulhas de diferença que emergem inesperadamente por entre as frestas do cotidiano."

Este pensamento faz parte (pg. 246) do livro "Pensando Diferente - para lidar com a complexidade, a incerteza e a ilusão" de Humberto Marioti. 
Para percebermos o que há "nas frestas do cotidiano" e colhermos o que o acaso nos trouxer ("serendipity"), o mundo dos negócios exige o desenvolvimento de nossas capacidades sensíveis. Aquelas necessárias para que percebamos o que está além dos primeiros resultados das pesquisas com o consumidor ou dos números que constam nos relatórios de vendas.
Pretendo dividir aqui o pensamento de alguns autores que trazem preocupações com a continuidade da forma de se pensar negócio atualmente. 
Por enquanto, transcrevo um pedaço da página seguinte à do título deste post:
"Os hábitos mentais são constelações de idéias, conceitos e crenças. São sistemas, e por isso podemos imaginá-los como conjuntos de pontos interligados. Como em todo sistema, eles também têm pontos e conexões mais fracas ou cuja consistência é flutuante - os chamados pontos de alavancagem. Tais pontos e conexões são mais sensíveis a intervenções e, como se trata de redes, mobilizá-los pode mobilizar o sistema inteiro. Localizar os pontos de alavancagem de um sistema de idéias e crenças pode contribuir para mudar decisivamente os modos de pensar de um indivíduo, grupo, instituição ou organização."
Particularmente, gostei da imagem criada para a definição de ideologia: uma constelação de idéias, conceitos e crenças. Além, é claro, do estímulo dado pelo autor à quebra de paradigmas, caminho fundamental para a criatividade e inovação - tão solicitadas pelas empresas e tão pouco favorecidas tanto pela pressão por resultados do dia-a-dia quanto pelo perfil esperado de seus executivos.