Apurando o olhar com Rubens Beghini: Dzi Croquettes – Um grupo à frente do seu tempo

“Dzi Croquettes” é um documentário sobre um grupo formado em plena ditadura militar com uma liberdade criativa e sexual nunca vista antes. Com um visual que antecipou a androginia brasileira, antes mesmo do grupo Secos e Molhados (Ney Matogrosso dá seu depoimento no filme e parece ter bebido na fonte do grupo em seu processo de criação) o grupo criou espetáculos que misturavam humor e números de dança extremamente bem realizados e modernos pra época.
A originalidade foi tanta que o Brasil ficou pequeno para eles. Decididos a conquistar o mundo foram para Europa onde conseguiram chamar atenção de grandes astros da época que nunca perdiam seus shows (Mick Jagger, Catherine Deneuve e Liza Minelli). A carreira do grupo foi meteórica e não teve o status merecido pela dificuldade do grupo em lidar com os problemas internos. O filme resgata através dos integrantes originais Claudio Tovar, Ciro Barcelos, Bayard Tonelli, Rogério de Poly e Benedito Lacerda histórias sobre a trajetória do grupo recheada de sucessos, fracassos, assassinatos e grandes voltas por cima.
O documentário também tem depoimentos de artistas consagrados que eram grandes fãs do grupo como Liza Minelli, Gilberto Gil, Nelson Motta, Marília Pêra, Ney Matogrosso, Betty Faria, José Possi Neto, Jorge Fernando, Elke Maravilha, Cláudia Raia, Miguel Falabella, Pedro Cardoso, Norma Bengell entre outros.
“Dzi Croquettes” um registro do grupo e para muitos uma grande surpresa, pois quase não havia arquivos com registros de vídeo, além disso, poucas pessoas se lembravam do impacto que foram seus espetáculos. Trata-se de uma descoberta para quem nunca tinha ouvido falar do grupo que é realmente impressionante e impactante.