Apurando o olhar com Rubens Beghini: Quando a vida real é mais interessante que a ficção

Dois filmes que estão em cartaz contam a vida de pessoas comuns, que mudaram a sua trajetória por adversidades e acabaram tornando-se notórias, cada um à sua maneira. O mais interessante é que as histórias mostradas nos filmes não saíram da cabeça de roteiristas, mas de personagens reais.

O primeiro filme “O Golpista do ano” foi baseado no livro “I Love You Phillip Morris” e conta a história real de Steven Jay Russell, um pacato pai de família, que ao sofrer um acidente de carro decide assumir sua homossexualidade. Só que para sustentar seu novo estilo de vida, ele passa a aplicar golpes e, em uma de suas condenações, acaba conhecendo Phillip Morris, o grande amor de sua vida. Motivado a dar uma vida melhor ao companheiro ele continua cometendo fraudes, que resultam em sua condenação à prisão perpétua. A história que foi escrita por um jornalista é um prato cheio para o cinema, principalmente pelas reviravoltas e situações de risco que a vida do protagonista apresenta. Há também uma participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro, que cada vez mais consolida sua carreira internacional.

A segunda história rendeu o filme “Flor do Deserto” e foi baseado na autobiografia da modelo Waris Dine. Em sua trajetória de vida ela sofreu mutilação genital aos 5 anos, aos 13 foi vendida pelos pais a um senhor de 60 anos resultando em sua fuga para a capital da Somália. Em seguida a menina mudou-se para Londres onde foi empregada doméstica da embaixada mudando completamente o rumo de sua vida. Waris Dine acabou sendo descoberta pelo fotografo Terry Donaldson enquanto trabalhava como faxineira em uma lanchonete de Londres e se transformou rapidamente em uma revelação no mundo da moda. Ao contar sua história de vida, ela tornou-se embaixadora da ONU no combate à mutilação genital feminina. A história de vida da modelo apresenta a força e a perseverança de sua protagonista, ingredientes perfeitos para a indústria cinematográfica.
Steven Jay Russell e Waris Dine são personagens reais, mas apresentam em suas vidas momentos e situações que poderiam facilmente ter saído da ficção.

Eu Te Amo Phillip Morris
Editora: Planeta do Brasil
Autor: STEVE MCVICKER
Preço médio: 30,00

Flor do Deserto
Editora: Hedra
Autor: WARIS DIRIE & CATHLEEN MILLER
Preço médio: 30,00
“O Golpista do Ano” e “Flor do Deserto” estão em cartaz nos cinemas.