Ikea convida: vamos fazer com que o mundo brinque mais?

 Playreport é um projeto de pesquisa global realizado com crianças e suas famílias, iniciado pela Ikea  através de 11.000 entrevistas em 25 países (8.000 pais e 3.000 crianças entre 7 e 12 anos). No link acima é possível fazer download do relatório e continuar contribuindo com idéias para que o mundo possa brincar mais. Eu li e fiquei bastante sensibilizada. Abaixo trecho de uma das entrevistas:

“Gostaria que minha mãe e eu gastássemos mais tempo juntas. Cozinhássemos, fôssemos ao parque, à piscina, zoológico e fazenda. Gostaria que nós fizéssemos as refeições juntos, como uma família deve fazer (sem TV). Eu gostaria de fazer arte com minha mãe, cartões de Natal e decorações."

Embora o Brasil não faça parte dos países pesquisados, sinto movimentos muito parecidos em meus relacionamentos sociais e profissionais. Acho que tanto pais preocupados quanto profissionais que atendam (ou pretendam atender) a este público podem interessar-se pelos resultados obtidos até agora.

Fui informada a respeito deste trabalho através do blog ypsilon2 que traz (além da imagem acima e do vídeo abaixo) um resumo já traduzido. Por exemplo:

"Segundo o IKEA Playreport, 9 em cada 10 crianças preferem brincar com os amigos (89%) ou com os pais (73%), a ver televisão (11%). Atualmente os pais passam quatro vezes mais tempo com os seus filhos do que em 1975. No entanto, 45% dos pais sentem que não passam tempo suficiente com os seus filhos e que, quando estão a brincar com eles, estão preocupados com outros problemas (26%)."