Em busca da Divergência por Thais Duque Estrada

Tim Brown,a grande referência em desenvolvimento de experiência baseada na criatividade, propõe a divergência como pressuposto para haver inovação;a busca incessante por ampliar a variedade e a quantidade de possibilidades, ao invés de restringi-las.

Através da abordagem do design thinking, postula que explorar novos direcionamentos ao final do processo de inovação é de pouca valia;sugerindo, assim, que o problema seja muito bem trabalhado, antes de haver foco na solução.

A tônica é explorar ao máximo a divergência, antes de criar a convergência. A solução, quando surge logo no início de um processo, não precisa ser descartada, mas não deve ser utilizada.

Nos faz atentar ainda, para o fato de que grandes volumes de dados de mercado não substituem a sua empatia e experiência com o seu cliente, ou seja, a aproximação do cliente é a peça chave. A busca pela emoção de seu usuário, resultará em uma melhor solução. E tendo em vista que o mesmo é sempre o maior especialista em “seu” assunto, transformá-lo em parceiro, não só o faz disparador de vários insights, como resulta em uma sólida fidelização, muito mais difícil de ser destruída por seus concorrentes.

Com o intuito de enfatizarmos  a necessidade da cocriação, criamos o subtítulo Aprendendo a olhar no plural, para a pílula de nome Eu, Tu, Eles.

Esse foi apenas um recorte da nossa conversa com o Citibank, que “ingeriu”- mais uma vez- nossa Pílula de Conhecimento: EU,TU,ELES – Aprendendo a Olhar no Plural. 

Fotos aqui: Facebook Studio Ana Puglia