Uma proposta de mantra

Hoje, li um post do blog Crackunit2 que me chamou a atenção por relembrar e agrupar atitudes, que deveriam ser transformadas em uma espécie de mantra para quem tem vontade de empreender. O link está aqui e o as informações para o conteúdo são:
1)Resiliência: não desista!
Você precisa entender que alguém não comprar sua ideia na primeira reunião não significa um "não". Ouça a opinião do seu interlocutor. Por que não gostou? Na maior parte das vezes a proposta não está 100% errada, portanto, não jogue tudo fora e comece do zero. Frequentemente, pessoas desistem de boas ideias porque não conseguiram manter o "coração" delas e apresentá-las de uma outra maneira. Tente encontrar alguém que consiga montar um business case melhor que o seu. 
Mas também não significa transformar esta batalha em guerra. Se você realmente está recebendo um "não", é necessário saber reconhecer o momento de abrir mão e partir para a próxima batalha!
2)Limite: não é simplesmente porque pode, que você deva!
Ofereça uma proposta simples, concreta, inteligente e focada. Não é porque o mundo oferece um milhão de ferramentas que podem ser utilizadas (e a cada minuto aparece uma nova, dando a sensação de estarmos sempre desatualizados) que você precisa utilizar todas ao mesmo tempo. Um bom exemplo são as ações de comunicação que pretendem utilizar Facebook, Twitter, Youtube, Foursquare, Instagram, Pinterest etc., simultaneamente, sem nem mesmo saber se são realmente necessárias ou apresentar uma visão clara do resultado que se pretende alcançar (e como medi-lo). Muitas vezes, ideias são rejeitadas por parecerem muito complicadas e, consequentemente, muito caras e difíceis de gerenciar. Facilite o engajamento de seu interlocutor!
3)Respeito: você precisa de colaboração para colocar suas ideias no ar
Com certeza, é melhor levar parte do crédito relativo a um projeto que aconteceu, do que ser totalmente responsável por algo que nunca chegou a ser implementado. Você precisa se acostumar com a colaboração. Na maioria das situações, todo mundo ganha quando algo feito em grupo obtém sucesso. Não é a regra que a intenção do outro seja te sabotar ou apreciar o seu fracasso. Assumir o melhor das pessoas é uma boa ideia!


Mãos à obra?