Apurando o olhar com Rubens Beghini: Tropicália ou Panis et Circencis – 43 anos depois...


Depois de 43 anos a Tropicália, movimento musical e estético conduzido por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes ainda chama a atenção e reflete em trabalhos de artistas no mundo inteiro. O movimento que tem entre seus admiradores os cantores Beck, Devendra Banhart e David Byrne atrai olhares do mundo inteiro para um trabalho único e original feito em plena ditadura militar. Além de admiradores no meio musical, foram somados livros, ensaios e trabalhos artísticos que não deixam de destacar com o passar dos anos a importância da Tropicália.
Com o objetivo de destacar a influência latente do movimento ainda nos dias de hoje a pesquisadora Ana de Oliveira reuniu, em seu livro "Tropicália ou Panis et Circencis",  diversos convidados para recriarem com textos e imagens todas as faixas do LP, que foi lançado originalmente em 1968.
Para o desenvolvimento dos textos foram convidados Jorge Mautner, Hermano Vianna, Viviane Mosé, Antônio Risério, Aguilar, Bené Fonteles, Bráulio Tavares, Christopher Dunn, Frederico Coelho, Manuel da Costa Pinto, Newton Cannito, Noemi Jaffe e Arnaldo Antunes. Todos os convidados de alguma maneira estiveram envolvidos ao movimento ou foram influenciados, dando um tom mais emocional aos textos. Já para o desenvolvimento das imagens, Guto Lacaz, Aguilar, Lenora de Barros, Gringo Cardia, André Vallias, Ailton Krenak, Ernane Cortat, Ray Vianna, Leandro Feigenblatt, Nelson Provazi, Adriana Ferla, Rico Lins e o coletivo assume vivid astro focus foram os convidados. Abaixo algumas imagens desenvolvidas para o livro.

Livro: Tropicália ou Panis Et Circensis
Autora: Ana de Oliveira
Site da autora: http://beta.tropicalia.com.br/