Apurando o olhar com Rubens Beghini: A origem

“A origem” do diretor Cristopher Nolan é uma trama original do criador de “Amnésia” filme que apresentou uma nova proposta cinematográfica ao não utilizar uma narrativa linear e estruturada. Nolan também foi o responsável por transformar um personagem caricato e desgastado em uma figura obscura e complexa nos dois filmes que dirigiu (Batman Begins e Batman- The Dark Knight) que lhe renderam milhões em bilheteria e sucesso de critica.
Em “A origem” o diretor abusou da complexidade, criando uma das tramas mais originais de todos os tempos. O filme conta a história de uma equipe que através de aparelhos consegue espionar a mente de empresários a pedido de seus adversários. A partir de uma dessas ações a equipe conhece um empresário que pede uma tarefa inédita, inserir na mente de um herdeiro uma idéia que fosse favorável ao seu negócio. O grande problema é que essa nova ação acaba sendo mais complexa do que o esperado levando os personagens para elevados níveis de sonhos que se confundem com a realidade.
Com um elenco perfeito (Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Michael Caine e Marion Cotillard), uma bela direção de arte e efeitos precisos o filme consegue nos transportar com perfeição a um universo paralelo impressionante. O filme também deixa a todo tempo pistas do que pode ser sonho e realidade, criando um jogo para que o espectador tente distinguir o que é real e o que é sonho. No final fica a dúvida sobre a trama, mas a certeza de que Cristopher Nolan criou um grande filme.