Apurando o olhar com Rubens Beghini: "Emoção Art.Ficial"

Emoção art.ficial é a questão levantada pela Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural que chega a 5ª edição este ano. O visitante de alguma forma é tocado por uma nova maneira de apreciar a arte, pois se propõe uma interação com projetos que podem atrair desde estudiosos em eletrônica e computação, passando por visitantes comuns que esperam apenas momentos de distração com as propostas tecnológicas.

A bienal de 2010 tem como objetivo discutir a autonomia cibernética ao analisar a evolução das máquinas que na exposição sugerem personalidade e ações específicas, como se fossem independentes dos seres humanos. Entre os projetos que chamam mais atenção estão os dispositivos que captam ruídos e poluições sonoras instalados na avenida paulista, máquinas que se movimentam através dos neurônios dos ratos, um zoológico de robôs chamado de Robotarium, entre outras surpresas tecnológicas.

O visitante é a peça fundamental da exposição, afinal, para toda proposta é indispensável a participação e a visão do ser humano. A interatividade é a chave fundamental e a tecnologia é o ponto de partida para apreciar e de alguma forma tentar entender se há arte por trás da emoção art-ficial.


Itaú Cultural - Avenida Paulista 149, Paraíso – São Paulo SP http://www.emocaoartficial.org.br/ Quando: 1 de julho a 5 de setembro
Funcionamento: terça a sexta 9h às 20h, sábado domingo feriado 11h às 20h
Entrada gratuita