Realidade expandida no teatro

A nova peça do grupo Satyros, conhecido pela Trilogia Libertina, já inova na entrada do espetáculo ao pedir o número do celular ao espectador e informá-lo que seu aparelho precisa estar ligado durante a peça. A outra orientação é que qualquer ligação durante a peça deve ser atendida no comando de viva-voz.

A proposta faz parte da peça "Hipóteses para o Amor e a Verdade" e está diretamente ligada ao Teatro Expandido que interage com o público via celular e internet. Com texto de Ivam Cabral e Rodolfo Garcia Vazquez, este último também responsável pela direção, a peça foi fundamentada por conceitos da pós-humanidade e da realidade expandida.

O processo de criação foi construído através de depoimentos dos moradores do Centro de São Paulo, a partir daí os autores tiveram uma percepção sobre as formas de superar a solidão e o mundo virtual se mostrou fundamental para o individuo sentir-se inserido no mundo. A partir dessa temática surgem personagens como o rapaz que só se realiza sexualmente pela internet, um travesti guia turístico, o Homem-Bomba que é um transexual que teve sua transformação no presídio feminino, entre outros que vagam pelo Centro de São Paulo.

Além das intervenções via celular com o público, os atores interagem também por twitter (http://twitter.com/hipoteses_), realizam performances com câmeras digitais, mensagens de texto, sites, salas de bate papo, bluetooth, entre outros programas que serão acessados em tempo real pelos atores durante a peça.

O processo da realidade expandida no teatro mantém a peça viva ao interagir com o público que se mostra entusiasmado e surpreendido com a nova proposta. Desde o inicio a informação “Não desliguem seus celulares” quebra todo o protocolo da apresentação, dando espaço a uma nova maneira de encenar e assistir uma peça. Novamente o grupo Satyros quebra paradigmas ao explorar novas possibilidades para o teatro.

Quando: Sexta, sábado e domingo, 21h30
Onde: Espaço dos Satyros Um – Praça Franklin Roosevelt, 214
Quanto: R$ 10 (Preço único) Lotação: 70 lugares Duração: 90 min Classificação: 18 anos Temporada: 1 de maio até 20 de junho

De Rubens Beghini para Studio Ana Puglia