Modelando Idéias

Primeiro, em Bath, uma universidade desenvolveu a impressora 3D que viabiliza a produção de objetos plásticos dentro de casa. Sim! E como todas as peças da impressora são feitas de plástico, você compra uma e pode produzir outras de presente, se quiser. Segundo o Gerente de Open Source do Google: "Pense em RepRap como a China em seu desktop". Por enquanto, está parecendo polêmico, eu sei. O vídeo abaixo é longo e lento, mas explica bem tanto a filosofia (que é muito interessante) quanto a tecnologia. Se for para escolher, assistam aos dois últimos.



Depois, na Antuérpia, a partir da tecnologia da impressora, dois designers desenvolveram uma máquina para a produção de objetos em cerâmica.



E, para completar, junto a outro designer, foi desenvolvida "L’Artisan Electronique", misturando a técnica artesanal da cerâmica com a técnica digital, que permitiu aos visitantes do Z33 - Center for Contemporary Art and Design, Hasselt - viverem a sensação de moldar suas peças virtualmente. Os vídeos são auto-explicativos: o visitante cria e o resultado aparece projetado na parede. Mais incrível ainda? Algumas foram produzidas na hora. Olhem a expressão das pessoas!





Este é meu segundo post sobre cerâmica (outro dia falei de uma artista que contava a história da cerâmica através da modelagem de papel), porque durante algum tempo tanto a modelagem da argila, quanto a sua pintura, fizeram parte da minha vida. Esta foi uma das formas mais efetivas para que eu, enfim, descobrisse a capacidade de modelar idéias e transformá-las em algo que fizesse sentido, para mim e para o mundo.

Todas as explicações e links estão disponíveis em: CreativeApplications.net