Da ingenuidade infantil à maturidade dos consumidores contemporâneos



Este vídeo mostra de forma clara e bem-humorada a evolução da relação do consumidor com o consumo, com as marcas, com a mídia, com a sociedade, com seus amigos. Enfim, as profundas mudanças em nosso cotidiano.

Embora já no embrião da sociedade de consumo houvesse a apologia ao aumento da quantidade de opções existentes para escolha dos produtos, não existia a mínima idéia do rumo que esta variedade tomaria. A linguagem utilizada na comunicação era direta e funcional (a famosa unique selling proposition) e chegava aos consumidores através dos meios de comunicação de massa, cuja audiência e confiança nas mensagens eram garantidas. A velocidade dos acontecimentos na vida moderna acompanhou a aceleração dos avanços da tecnologia. Foram muitas as transformações ocorridas: individualismo, instabilidade,  subjetividade, liberdade, ambiguidade, entre outras inúmeras tão profundas quanto estas.

Nós, consumidores, passamos a ser bombardeados por mensagens diversas (às vezes, nem tanto) a todo e qualquer momento dos nossos dias e noites. O acesso à informação ficou muito fácil e rápido, o que nos propiciou o conhecimento da veracidade daquilo que lemos e ouvimos, levando-nos a uma decepção com muitas marcas que trouxemos para dentro de casa, e por que não dizer, para dentro dos nossos corações.

Hoje, escolhemos a hora e a mídia através da qual desejamos receber informação e decidimos com muita propriedade os discursos que valem a pena serem ouvidos. E, aqueles que escolhemos são os provenientes de marcas que nos "olharam" atentamente e souberam criar mundos possíveis onde gostaríamos de estar e, mais importante que isso, causas que queremos abraçar. Discursos para nos apropriarmos, que nos ajudam a comunicar nossa identidade fragmentada, estilhaçada, líquida.

Uma leitura prazerosa para quem quiser aprofundar-se nesta transformação é o livro do Andrea Semprini, "A Marca Pós-Moderna" - Editora Estação das Letras e Cores".